top of page

ARTIGO CIENTÍFICO

 

Artigo Científico - com relação ao conteúdo, as publicações em revistas científicas seguem basicamente os mesmos padrões da tese ou da monografia, diferindo apenas na apresentação do trabalho. A maioria das revistas não aceita para publicação pesquisas realizadas unicamente com revisões bibliográficas. Portanto, mãos à obra: vamos todos(as) realizar uma pesquisa de campo para que nosso trabalho possa ser publicado!!!

Uma pesquisa só passa a ter valor quando da sua publicação, pois só assim pode ser avaliada e criticada, estabelecendo seu valor como prova incontestável de que uma hipótese ou idéia foi testada de modo adequado. A publicação permite uma análise mais profunda do estudo e passa a dar valor como documento passível de ser recuperado e estudado a qualquer momento.

Caso você não saiba, é obrigação de quem lê cientificamente um estudo, desconfiar de que a hipótese pode estar incorreta, que inúmeros erros foram cometidos durante a pesquisa e que as conclusões tiradas são inadequadas e imperfeitas. Assim, quando for escrever, lembre-se que a única via de comunicação que manterá com quem for avaliar ou estudar o seu trabalho, é o que você escreveu!!! Não existe outro recurso de comunicação ou de convencimento!!! De nada adianta sua simpatia, expressão corporal, entonação ou humor!!! Não importa se o esforço despendido foi enorme, ou que você é um(a) profissional esforçado(a), correto(a) e estudioso(a). O que verdadeiramente importará é o que você escreveu!!!
Neste momento, alguns alunos(as) se revoltam com tantas regras que devem ser obedecidas para escrever a pesquisa. Porque tantas regras? Caso elas não existissem, certamente iriam surgir alunos(as) "criativos(as)" a ponto de escrever uma tese como se fosse um "banner" daqueles que certas fãs escrevem aos seus ídolos, atingindo muitos metros de comprimento!!! A fim de evitar abusos e apresentações de mau gosto ou "criativas demais", órgãos internacionais de normatização como a International Organization for Standartization (ISO), sediada em Genebra, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, atualmente, o International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), ditam as regras de como deve ser uma publicação científica. Assim, não adianta questionar. Mãos à obra e em obediência aos ditames internacionais!

bottom of page